TOXINA BOTULINICA

A toxina botulínica é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.


Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. “Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo”

 
No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:
 
1 – De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado o botox.
 
2 – De forma reparativa: como o botox tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

Toxina botulínica para bruxismo

O Bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo cerrar e/ou ranger dos dentes durante o sono (bruxismo noturno) ou em estado de vigília (bruxismo diurno).

O ato de ranger ou cerrar dentes é decorrente da hiperatividade motora dos músculos da mastigação (masseteres e temporais).

O contato não-funcional dos dentes pode ocasionar o desgaste dentário e lesões periodontais

Por outro lado, dores de cabeça, disfunção da articulação temporomandibular (ATM) e sono de má qualidade, também ocorrem.

O Bruxismo é algo que (ainda) não tem cura mas é perfeitamente tratável com o auxílio dos recursos certos.

Usar a Toxina Botulínica para o tratamento de Bruxismo ajuda a inibir a contração muscular decorrente e a aliviar sintomas.

As aplicações são feitas na região mais profunda dos músculos masseteres e temporais, para não correr o risco de atingir o músculo risório.

O mecanismo de ação da toxina se dá por meio do bloqueio da liberação da acetilcolina na junção neuromuscular.

Em conclusão, é exatamente em cima da hiperatividade motora dos músculos da mastigação que a Toxina Botulínica vai agir.

O resultado será a redução eficaz da contração muscular, por uma janela de tempo maior, que outras terapias convencionais não são capazes de proporcionar.

O efeito da aplicação é observado em aproximadamente 2 a 4 dias após o início do tratamento.

Já os efeitos terapêuticos duram cerca de 4 meses com redução dos sintomas e da hiperatividade muscular.

Agende sua consulta

Escolha o melhor horário e local para sua consulta, em uma das nossas Clinicas,
situadas em Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Goiânia

Rio de Janeiro

São Paulo

Redes Sociais

Desenvolvido por

×